6 coisas que você precisa saber ao conversar com uma criança autista

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, pode ser detectado desde a infância.
O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, pode ser detectado desde a infância. Um passo muito importante para um desenvolvimento saudável, é integrando as crianças diagnosticas com autismo de forma adequada em conversas, brincadeiras, escola e demais atividades.
Mas isso só é possível quando aprendemos a interpretar a linguagem e forma que essas crianças têm de enxergar o mundo. Para ajudar, eu trouxe algumas dicas do que você precisa saber quando for conversar com uma criança autista.
- Seja paciente: conversar com uma pessoa autista exige que a gente saia da nossa zona de conforto.
- Respeite o espaço delas: evite sair abraçando e beijando a criança. Muitas delas sentem-se incomodadas com o toque. Respeite o espaço delas. Além disso, pode ser que ela não mantenha contato visual com você. Isso é normal!
- Respeite o momento: escolha um momento calmo e tranquilo e, caso ela esteja concentrada, evite interrompe-la bruscamente. Uma criança diagnosticada com autismo tem um ritmo muito diferente do nosso.
- Entre no mundo da criança: ouça quais são os interesses da criança e tente manter uma conversa sobre esse assunto. Não traga ela para o seu mundo, entre, você, no mundo dela!
- Seja literal: pessoas dentro do espectro autista têm muita dificuldade de entender metáforas. Além disso, seja objetivo e procure usar frases mais curtas.
- Preste atenção aos sinais: as vezes, os movimentos da criança podem dizer muito sobre a conversa e sobre o que ela está pensando e sentindo. Esteja atento (a).
Antes de finalizar esse post, queria lembrar que apenas um profissional qualificado pode fazer o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. Aqui, temos uma profissional especializada no assunto, para garantir um diagnóstico seguro e desenvolvimento saudável. Vamos trabalhar juntos?